Seja bem-vindo(a), Faça login

Família Lemos de Almeida

Vinícola Família Lemos de Almeida

HISTÓRIA

Somos Raízes, somos Família. Enaltecendo nossas origens lusitanas, agora somos a Vinícola Família Lemos de Almeida. Na cidade de Muitos Capões, estruturados em uma encantadora Vila Açoriana, atuamos com excelência na produção de vinhos finos de castas francesas e portuguesas.

Foi em 2005, vislumbrando o terroir da região, favorável devido ao solo e clima, que iniciamos a implantação da infraestrutura para produção de uvas. No ano de 2009, plantamos as primeiras mudas de origem Francesa, que deram início à primeira vinificação em 2012.

    

Conduzida pelo seu fundador e proprietário, Agamenon Lemos de Almeida, juntamente com a filha Bibiana Lemos de Almeida, a Vinícola mantém sua característica de propriedade familiar. Única vinícola com características açorianas no Brasil, a Família Lemos de Almeida aposta na inovação. Focada no enoturismo, e instalada em uma encantadora Vila Açoriana celebra a arte, a arquitetura, a história e a cultura açorianas e recebe seus visitantes em uma área de 12 hectares onde são cultivadas variedades de uvas francesas e portuguesas.

Hoje, a Vinícola Família Lemos de Almeida, produz 100% dos seus vinhos a partir de vinhedos próprios e atinge 100 mil garrafas por ano, tornando-se notória pela premiada qualidade.

    

A VINÍCOLA: Dentro do conceito açoriano, o prédio da unidade de produção da Vinícola contornado pelos vinhedos, é uma réplica da Casa da Alfândega de Florianópolis/SC. Um espaço singular, com feições lusitanas que remetem os visitantes às legítimas tradições açorianas, seus usos, costumes e a riqueza de sua gastronomia. Desde a arquitetura até os objetos e decorações, tudo foi pensado para abrir uma nova página da história da cultura açoriana no Sul do Brasil.

São 1.175m², divididos em três pavimentos. Uma construção que conta com espaço para vinificação, escritório, recepção de visitantes, venda dos produtos e uma Cave, ambiente especial, localizado no subsolo da Vinícola. Detalhes, acabamentos, iluminação e decoração remetem à cultura açoriana, com quadros dos artistas plásticos Jesus Fernandes e Carlos Rigotti, e trabalhos em renda de bilro emoldurados na Cave da Vinícola.

Somos tempo.
Tempo que tempera e matura. Ensina e solidifica os aprendizados, que são passados de geração em geração.
Somos raízes.
As raízes, que marcam na terra, a força da presença. Que mesmo firmes, não impedem o movimento e não deixam presas as almas que querem voar e inovar.
Somos chão.
Que sabe mover e sabe ficar. Chão que segue fértil, mesmo além-mar. Que dá vida e tem alma. Que tem história, mas se renova a cada ciclo, trazendo o que há de melhor, mais cuidadoso e detalhista, moderno e delicado.
Somos avanço.
Temos, de nosso passado, o espírito desbravador de quem não teve medo de embarcar rumo ao desconhecido e criar um mundo novo, melhor e cheio de possibilidades.
Somos família.
Que, por laços de sangue e afeto, sonha e realiza os melhores vinhos que a terra pode dar.